13/05/2025 às 19h33 - Atualizado em 13/05/2025 às 19h33

'Meninas no Poder': Um Dia como Secretária de Atendimento à Comunidade

COMPARTILHAR

Nessa quinta-feira, 24/04, a estudante Maria Eduarda Sales Gomes, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio em Planaltina, teve a oportunidade de viver uma experiência transformadora ao ser Secretária de Atendimento à Comunidade por um dia. Essa ação faz parte do projeto Meninas em Ação, que visa fortalecer o protagonismo e o empoderamento feminino, orientando alunas da rede pública sobre suas vocações profissionais.

Recepcionada pela secretária Clara Roriz, Maria Eduarda começou seu dia cedo, imersa na rotina da secretaria. Participou do projeto “Atendimento em Movimento”, que leva serviços essenciais às comunidades, experimentando na prática o impacto positivo do trabalho realizado pela Seac. Durante sua visita, Clara apresentou os variados projetos da secretaria, incluindo o Cuide-se, focado na disseminação de práticas integrativas que promovem o bem-estar da população. A secretária também destacou os serviços de escuta ativa oferecidos pela pasta e o suporte no encaminhamento das demandas das comunidades aos órgãos do DF.

A jovem, que sonha em ser professora, se sentiu à vontade no novo cargo e ficou encantada com a vivência do cotidiano da secretaria. Com paixão por debates e conversas, ela manifestou um espírito inquisitivo e um forte desejo de fazer a diferença na sociedade. “Maria Eduarda é um exemplo brilhante de determinação e curiosidade. O projeto Meninas em Ação não apenas empodera as nossas adolescentes, mas também as inspira a sonhar grande. É gratificante ver o potencial feminino sendo valorizado e cultivado em nossa comunidade.”

O projeto Meninas em Ação selecionou 30 estudantes do 3º ano do ensino médio para ocupar, por um dia, cargos de mulheres que são referências no Distrito Federal, ampliando suas perspectivas e incentivando-as a sonhar com um futuro repleto de conquistas e realizações.

A iniciativa não só promove oportunidades para as jovens, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária, consciente do potencial feminino e do papel transformador que as mulheres desempenham em diversas áreas.