Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/08/23 às 15h37 - Atualizado em 31/08/23 às 17h22

Para além das refeições: o nutricionista e a contribuição destes profissionais para os serviços públicos e da saúde

Sedes/ Divulgação

O papel do nutricionista na sociedade vai muito além da prescrição de uma dieta elaborada para um paciente, com alimentos que se enquadrem no conceito de alimentação balanceada. A profissão, antes de tudo, observa e analisa o modo de vida de cada grupo e indivíduo que será atendido, tendo em vista questões estruturais, comportamentais e, consequentemente, sociais.

 

O profissional de nutrição, que é homenageado neste 31 de agosto, administra a agenda de atendimentos individuais, ou coletivos, para a elaboração de planos alimentares focados em uma busca por uma melhor qualidade de vida, desempenhando um papel multifacetado nesse contexto. 

 

Em relação à função exercida por nutricionistas institucionais, servidores, que estão focados em uma boa alimentação e bem-estar de um grande número de pessoas em conjunto, é necessário ter um total planejamento para cardápios alimentares acessíveis, de estudo e entendimento do combate à desnutrição e à obesidade, em acordo com a realidade de cada grupo.

 

Já o compromisso do governo, em relação ao combate à Insegurança Alimentar e Nutricional, consiste em fornecer meios para que a população tenha acesso digno à informação. Em seguida, é necessário que haja ações voltadas à garantia da suplementação adequada dos cidadãos, principalmente para os que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e, por direito, devem receber assistência qualificada.

 

Restaurantes Comunitários

 

Criados pelo Governo do Distrito Federal, os Restaurantes Comunitários, atualmente, oferecem refeições balanceadas com preço acessível, sendo R$ 1 o valor do almoço/jantar e R$ 0,50 do café da manhã. Desde a criação da primeira unidade, foram mais de 32 mil refeições servidas. Vale ressaltar que há gratuidade em todas as refeições entregues para a população que frequenta o espaço e que está em situação de rua. 

 

Atualmente, no Distrito Federal, há 14 unidades dos Restaurantes Comunitários, popularmente conhecidos como Rorizão. As regiões administrativas contempladas até o momento foram Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente. 

 

A parte de nutrição alimentar dos estabelecimentos é gerida pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Subsan) e os locais propriamente ditos, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Em todos os restaurantes, há nutricionista especialista com foco exclusivo em atender à população de acordo com a demanda semanal e nutricional de suplementação. 

 

Além da atenção à nutrição dos alimentos oferecidos nos Restaurantes Comunitários, a nutricionista Juliana Almeida explica que a escolha do cardápio semanal é baseada também em refeições que possam proporcionar um sentimento de aconchego e uma afetividade positiva no público. 

 

“Tentamos sempre variar, colocar comidas de vários pontos do país. Por exemplo, para quando alguém que é do nordeste comer uma dobradinha, poder sentir o sabor de casa… Além disso, pensamos sempre em ser algo nutritivo, acompanhado sempre por salada e uma fruta”, considera Juliana, que integra a equipe de nutricionistas servidoras do GDF. 

 

A profissional explica ainda que o prato que mais faz sucesso entre o público dos Restaurantes Comunitários é a feijoada. “Como se trata de um público majoritariamente de baixa renda, de pessoas assistidas pela assistência social, boa parte tem apenas essas refeições ao dia. Quanto mais qualidade tiverem as refeições, melhor é para garantirmos o direito humano à alimentação adequada”, conclui Juliana. 

 

 

Serviço

 

Atualmente, todos os Restaurantes Comunitários funcionam durante o horário de almoço (11h às 14h), de segunda a sábado. O café da manhã e o jantar são oferecidos nas unidades do Recanto Das Emas, Sol Nascente/ Pôr do Sol e Planaltina, de segunda a domingo. 

Governo do Distrito Federal