Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/11/23 às 15h32 - Atualizado em 22/11/23 às 15h32

Novembro Azul e a urgência do cuidado com a saúde masculina

A Austrália foi o país precursor da campanha Novembro Azul, que tempos depois se tornou um movimento mundial em prol da saúde masculina. A ideia por trás é enfatizar a importância da conscientização da população a respeito do câncer, principalmente o de próstata, segunda maior causa de mortes masculinas no Brasil (relacionada a doenças), perdendo apenas para o câncer de pele. 

 

No Brasil, a prospecção é que haja 71.730 novos diagnósticos confirmados deste tipo de câncer entre 2023 e 2025, mais comumente atingindo homens a partir de 60 anos de idade. No entanto, há fatores de risco que podem contribuir para a incidência do câncer, como a qualidade de vida, histórico familiar, e a exposição química ligada ao ambiente e trabalho. 

 

A recomendação do Instituto Nacional do Câncer é que, caso haja suspeita de alguma anomalia no corpo, o indivíduo procure atendimento médico qualificado para que sejam realizados exames para possível rastreamento da doença.

 

Os exames PSA e o toque retal são os utilizados por profissionais da saúde para analisar a ocorrência da doença. É imprescindível que o paciente que esteja sob suspeita ou em tratamento, siga à risca as recomendações médicas. 

 

A vida é o bem mais precioso do ser humano e se preocupar com bem-estar próprio não é vergonha para ninguém. Cuide-se!

 

Governo do Distrito Federal