Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/12/23 às 11h28 - Atualizado em 1/12/23 às 15h05

Gari Sangue Bom obtém sucesso na terceira edição do evento

 

A terceira edição do evento Gari Sangue Bom ocorreu, nesta quarta-feira (29/11), no estacionamento interno da Administração Regional de Samambaia. A ação foi uma colaboração entre a Secretaria de Atendimento à Comunidade, o Hemocentro de Brasília, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Associação dos Garis do DF, a Administração de Samambaia, Secretaria da Mulher, Defensoria Pública do DF, SESC-DF, e empresas ligadas ao SLU, como Valor Ambiental, Sustentare e Suma Brasil. 

 

A ideia do evento é incentivar a doação de sangue de diversos tipos sanguíneos, com a finalidade de  garantir que os estoques do Hemocentro de Brasília sejam aumentados e, com isso, os hospitais do Distrito Federal tenham capacidade plena de abastecimento e reservas. 

 

“É com muita alegria que chegamos na terceira edição do Gari Sangue Bom e fico muito feliz com o crescimento do evento. A missão do Governador Ibaneis é que o governo trabalhe unido em prol da comunidade e é isso que estamos fazendo, vários órgãos trabalhando juntos para estimular a solidariedade nas comunidades”, considera a secretária de atendimento à comunidade, Clara Roriz.

 

Saúde

 

Além da promoção à doação de sangue, o evento também contou com diversas outras atividades focadas no bem estar e na saúde. O público presente pôde participar de sessões de reiki e auriculoterapia, atendimento médico e nutricional oferecido pela carreta do SESC, triagem de saúde (aferição de pressão, teste de glicemia), e foram disponibilizadas também dosagens de vacinas contra Influenza, Covid e Febre Amarela, de acordo com a caderneta de vacinação do SUS. 

 

Apoio jurídico e orientações

 

A Defensoria Pública do DF e a Secretaria da Mulher foram importantes apoiadores, visto que, ao longo do evento, prestaram atendimento e acompanhamento para mulheres em situação de risco e/ou violência doméstica. A carreta da DPDF ofereceu outros serviços também, como atendimento referente a ações de alimentos, guarda, investigação de paternidade, divórcio e exames de DNA.

 

Resultados

 

Ao longo do evento, 78 pessoas doaram sangue, 60 participaram da ação de triagem e saúde, 20 foram vacinadas e 10 receberam atendimento médico do SESC. 

Já a Defensoria Pública do DF teve 18 atendimentos e a Secretaria da Mulher, 25. . 

Os números relativos aos atendimentos da Secretaria de Atendimento à Comunidade contemplam 13 cadastros em projetos e 2 cadastros de líderes comunitários. 

 

Governo do Distrito Federal