Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/09/23 às 17h37 - Atualizado em 1/11/23 às 12h01

Campanha Gari Sangue Bom organiza doação de sangue coletiva para servidores do SLU

A fim de promover a conscientização a respeito da importância e da necessidade da doação de sangue como um instrumento salvador de vidas, a Secretaria de Atendimento à Comunidade, em parceria com a Associação dos Garis do DF, Secretaria de Saúde, Administração de Ceilândia, com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e com o Hemocentro, organizaram o evento Gari Sangue Bom

 

A iniciativa, idealizada pela presidente da Associação de Garis do DF, Fátima Dias, ocorrerá no dia 15 de setembro, na própria sede da administração de Ceilândia. Neste dia, servidores de três empresas responsáveis pela prestação de serviços de coleta de resíduos sólidos no DF, Sustentare Saneamento, Valor Ambiental e Suma Brasil, participarão da ação como doadores de sangue. 

 

“Dessa vez os garis serão os protagonistas da campanha e ajudarão a conscientizar cada vez mais às comunidades do Distrito Federal, sobre a importância de ser um doador. Precisamos mudar o pensamento de que doação de sangue só se faz quando alguma notícia ruim aparece. Precisamos doar sangue com alegria, afinal sangue é sinônimo de vida. Amanhã podemos precisar”, destaca Clara Roriz, secretária de Atendimento à Comunidade.

 

A ação será das 9h às 16h e, além dos profissionais, o evento também contemplará o público em geral. Isto é, caso o indivíduo tenha interesse e esteja apto a realizar a doação, é possível. Basta estar presente na hora e local indicados. 

 

“Eu, como idealizadora de vários projetos sociais e culturais, venho seguindo em frente para que não esqueçamos a tamanha importância de ajudar alguém… Às vezes uma pessoa está na fila de uma espera apenas aguardando aquele tipo sanguíneo para fazer uma cirurgia de urgência. Então, quero conscientizar não somente a categoria dos garis, mas toda a sociedade para fazermos um projeto incrível, e o mais importante, para salvarmos vidas”, considera a presidente da Associação dos Garis do DF e idealizadora da ação, Fátima Dias.

 

Após a coleta, será oferecido pelo Hemocentro aos doadores um café da manhã, como forma de agradecimento pela participação e solidariedade.

 

Doação de sangue

 

Nos bastidores dos hospitais, clínicas e centros de saúde, a doação de sangue é o principal pilar que sustenta o tratamento de inúmeras condições médicas, desde cirurgias de emergência até o tratamento de pacientes com doenças mais graves. 

 

Ser um colaborador da causa é mais do que ceder tempo e disposição para realizar uma ação. É um compromisso com a vida e a esperança, uma oportunidade de fazer a diferença concreta e tangível na vida de alguém que enfrenta um momento delicado de saúde. A doação de sangue é uma demonstração de compaixão que transcende fronteiras e culturas.

 

“É importante a doação do sangue para salvar vidas e abastecer os estoques do Hemocentro.  A gente nunca para e pensa que um dia podemos ser nós mesmos que podemos precisar de doação”, declara Fátima.

 

Condições

 

Para ter acesso ao guia completo de recomendações e pré-requisitos para ser um doador de sangue, acesse o portal da Fundação Hemocentro de Brasília.

 

 

 

Governo do Distrito Federal